Tutorial

Site

Disponibilizando pastas para meus alunos comprarem
  1. Crie sua conta no site da Pasta do Professor: https://pastadoprofessor.com.br;
  2. Crie sua conta na loja da Pasta do Professor: https://loja.pastadoprofessor.com.br;
  3. Crie sua pasta na loja, selecionando capítulos, eBooks e outras pastas de seu interesse;
  4. Crie um título e capa para sua pasta;
  5. Revise se todos os dados da sua pasta estão corretos. Nesta etapa, NÃO marque a opção “Não tornar pública minha pasta”. Se você selecionar essa opção, seus alunos não conseguirão visualizar sua pasta no site;
  6. Para finalizar a criação da pasta, selecione a opção “Finalizar”, caso você queira terminar a pasta mais tarde, selecione “Salvar e Sair” para continuar trabalhando em outro momento;

    Notas:

    • Não há necessidade de compra por parte do professor, exceto se houver interesse em adquirir uma cópia da pasta.
    • A pasta ficará disponível para compra por qualquer pessoa na loja da Pasta do Professor.
  7. Cadastre a nova pasta no seu perfil da pastadoprofessor.com.br e comece a compartilhar o link da pasta com seus alunos.
Criando uma conta no site da Pasta do Professor
  1. Acesse o site da Pasta do Professor: https://pastadoprofessor.com.br.
  2. Selecione a opção de menu Professor.
  3. Escolha a opção Cadastre-se.
  4. Preencha os campos e pressione o botão Cadastrar.

    Campos Obrigatórios:

    • Nome: nome e sobrenome do professor
    • E-mail: e-mail válido, pois serão enviadas informações a este email
    • Apelido: apelido do professor
    • Data de nascimento: data de nascimento do professor no formato DD/MM/AAAA
    • Sexo: sexo do professor
    • Senha: senha
    • Confirmação de senha: digite novamente a senha
    • Universidades em que leciona: procure e selecione as suas universidades. Caso não ache a sua universidade pode incluir a mesma selecionando a opção + Inserir Nova Universidade e inserindo o nome e razão social da mesma, para salvar aperte o botão Inserir.
    • Cidades em que leciona: procure a sua cidade por nome ou sigla do estado e selecione a mesma.

    Campos opcionais:

    • Imagem do Perfil: clique em Selecionar arquivo para inserir uma foto de Perfil.
    • Redes Sociais: informe os endereços das redes sociais que você possui.
  5. O sistema vai mostrar um pop-up informando que seu cadastro foi efetuado com sucesso e você será direcionado para sua área dentro da Pasta do Professor. Receberá também, um e-mail com a confirmação e dados de acesso.
Fazendo login no site da Pasta do Professor
  1. Selecione a opção de menu Professor.
  2. Em seguida, escolha a opção Login.
  3. Insira seu e-mail e senha. Logo, pressione o botão Entrar.
  4. Você será direcionado a seu perfil dentro da Pasta do Professor.
Cadastrando uma pasta
  1. Dentro da sua área na Pasta do Professor, selecione a opção + Cadastrar nova pasta.
  2. Preencha os campos e clique no botão Inserir.

    Campos obrigatórios:

    • Nome da Pasta: escolha um nome para a sua pasta.
    • Curso: insira o nome do curso para o qual será destinada a pasta.
    • Disciplina: insira o nome da disciplina para a qual será destinada a pasta.
    • ID Pasta: copie o ID da pasta que você criou na loja da Pasta do Professor.
Obtendo o ID da Pasta
  1. Acesse a loja da Pasta do Professor: https://loja.pastadoprofessor.com.br.
  2. Faça login na sua conta da loja (pode ser diferente do login do site).
  3. Dentro do Perfil selecione a opção Minha Estante.
  4. Dentro da estante selecione Pastas > Pastas Prontas para Compra.
  5. Selecione a pasta desejada.
  6. Ao abrir a pasta selecionada, clique no botão Copiar ID.
  7. Cole o ID da pasta no campo ID Pasta da pasta em criação no site da Pasta do Professor.

Loja

Criando sua conta na loja da Pasta do Professor
  1. Acesse a loja da Pasta do Professor pelo menu Loja que se encontra no menu superior do site da Pasta do Professor ou diretamente pelo endereço: https://loja.pastadoprofessor.com.br
  2. Loja da Pasta do Professor:
  3. Selecione a opção Cadastre-se no menu superior.
  4. Para criar a sua conta é necessário que insira seu nome, e-mail e senha. Logo, precisa confirmar que está de acordo com os Termos de uso e Política de Privacidade da Pasta do Professor e clicar no botão Inscreva-se.
  5. Você receberá um e-mail para ativar a sua conta. Clique no link fornecido e a sua conta será validada.
Fazendo login na loja da Pasta do Professor
  1. Acesse a loja da Pasta do Professor: https://loja.pastadoprofessor.com.br.
  2. Selecione a opção Faça seu login no menu superior.
  3. Insira seu email e senha. Em seguida, clique no botão Iniciar Sessão.
  4. Você será autenticado na loja
Criando e adquirindo uma pasta
  1. Acesse a loja da Pasta do Professor: https://loja.pastadoprofessor.com.br;
  2. Selecione a opção Faça seu login no menu superior, insira seu email e senha e em seguida, clique no botão Iniciar Sessão
  3. Selecione os conteúdos desejados para adicionar à pasta:
    1. Capítulos: escolha o capítulo desejado e clique na opção Adicionar à Pasta.

      Nota: é possível visualizar e obter os capítulos na página de cada eBook ou selecioná-los da lista completa de capítulos disponíveis no site.

    2. eBooks: acesse a página do livro desejado e clique na opção Adicionar à Pasta.
    3. Pastas: é possível adquirir pastas criadas por outros usuários e disponibilizadas para consulta e compra pelo público em geral. Consulte as pastas disponíveis na lista completa do site. Acesse a página da pasta desejada e clique na opção Adicionar à Pasta.
  4. Adicione um título e um subtítulo (opcional) para sua pasta. Escolha a cor da capa e clique em Avançar.
  5. Revise e finalize a pasta:
    1. Confira os detalhes da sua nova pasta, incluindo conteúdos e capa.
    2. Se forem necessárias alterações, clique em Voltar.
    3. Marque a opção “Não tornar pública minha Pasta”, caso não deseje que sua pasta seja visualizada e adquirida por outros usuários na loja da Pasta do Professor.
    4. Clique em Finalizar para confirmar o seu pedido e criar a sua pasta.

      Nota: caso você não queira finalizar a sua pasta, selecione Salvar e Sair para continuar trabalhando em outro momento.

  6. Após a criação da pasta, você pode finalizar o pedido e realizar o pagamento ou então continuar comprando no site, selecionando a opção Criar nova Pasta.

    Nota: Após finalizar a pasta, não será possível alterá-la.

Adquirindo produtos avulsos
  1. Ebooks ou Pastas
    1. Selecione o produto desejado e clique na opção Adicionar ao Carrinho.
    2. Selecione a opção Finalizar compra para efetuar o pagamento ou Realizar nova compra para continuar comprando na loja da Pasta do Professor.
  2. Capítulos
    1. Escolha o capítulo desejado e, na opção Comprar item avulso, selecione Adicionar ao carrinho. A opção está disponível ao clicar na seta ao lado do preço.
    2. Selecione a opção Finalizar compra para efetuar o pagamento ou Realizar nova compra para continuar comprando na loja da Pasta do Professor.
Adquirindo um produto para dar de presente
  1. Crie uma Pasta ou selecione capítulos avulsos ou eBooks, seguindo as instruções específicas.
  2. No Carrinho de Compras, selecione a opção Presente nos itens que você quer dar como presente a alguém.
  3. Ao selecionar a opção Presente, aparecerá uma tela para que você forneça as seguintes informações sobre a pessoa que receberá o presente:
    • Nome (campo obrigatório)
    • Sobrenome (campo obrigatório)
    • E-mail (campo obrigatório)
    • Data de entrega
    • Mensagem
  4. Após preencher esses campos, selecione o botão Enviar Presente para finalizar a compra.
Abrindo pastas, eBooks e capítulos no computador
A Pasta do Professor oferece eBooks, pastas e capítulos no formato PDF protegido por DRM. Para abrir e ler arquivos nesse formato usando seu computador é preciso instalar e configurar o Adobe Digital Editions, conforme orientações abaixo:
  1. Faça o download do Adobe Digital Editions de acordo com o seu sistema operacional no link http://www.adobe.com/br/solutions/ebook/digital-editions/download.html;
  2. Abra o Adobe Digital Editions;
  3. Clique em Ajuda/Autorizar Computador;
  4. Insira os dados da sua conta da adobe (e-mail e senha). Caso não possua, basta clicar em Criar ID da Adobe;
  5. Clique em Autorizar. Seu computador estará autorizado agora.
  6. Para abrir os livros tem 2 opções:
    • Abra o Adobe Digital Editios, arraste o arquivo.acsm baixado do nosso site para dentro do Adobe Digital Editions. Clique no novo livro dentro do Adobe para ler o mesmo.
    • Selecione o arquivo.acsm adquirido no explorador e escolha a opção Abrir com Adobe Digital Editions. O livro será aberto no programa Adobe Digital Editions.
Em caso de dúvidas ou sugestões, acesse https://pastadoprofessor.com.br/Contato ou envie um e-mail para suporte@pastadoprofessor.com.br.
Abrindo pastas, eBooks e capítulos no dispositivo móvel
A Pasta do Professor oferece eBooks, pastas e capítulos no formato PDF protegido por DRM. Para abrir e ler arquivos nesse formato usando seu dispositivo móvel (tablets e smartphones iOS ou Android) é preciso instalar e configurar o Bluefire Reader, conforme orientações abaixo:
  1. Para obter o aplicativo gratuito Bluefire Reader:
    • No seu dispositivo iOS, acesse a loja iTunes e baixe o aplicativo Bluefire Reader, fazendo em seguida o login na sua conta Adobe ID.
    • Em dispositivos Android faça o download do Bluefire Reader na loja Google Play
  2. Requisitos para instalação do Bluefire:
    • Você deve ter uma conta Adobe ID. Ainda não tem? Registre-se aqui gratuitamente.
    • Dispositivo Apple com sistema iOS4 ou mais recente.
    • Dispositivo Android com versão 2.2 ou mais atual.
  3. Se você já instalou o Bluefire Reader, siga estas instruções para abrir os arquivos PDF com DRM:
    • No seu dispositivo Apple, faça o login na Pasta do Professor usando o navegador Safari;
    • Usuários Android podem acessar a conta com o Google Chrome ou Firefox;
    • Clique em Minha Conta;
    • Clique em Minha Estante;
    • Clique na opção Download e selecione Smartphone ou Tablet.
Em caso de dúvidas ou sugestões, acesse https://pastadoprofessor.com.br/Contato ou envie um e-mail para suporte@pastadoprofessor.com.br.