Medium 9788566103021

Criano negócios na base da pirâmide - Oportunidades para empreender em mercados inexplorados

Autor(es): RUFIN, Carlos
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Esta obra apresenta uma síntese dos conhecimentos atuais sobre a pobreza, dos modelos de negócio e da inovação como os elementos básicos de uma estratégia bem-sucedida na Base da Pirâmide (BP). Desenvolvida de maneira prática, busca auxiliar executivos de empresas já constituídas, empreendedores de pequenas empresas ou aqueles com ideias de negócio que foquem este mercado ainda pouco explorado.
Várias ferramentas são apresentadas ao leitor por meio de uma combinação de exposições objetivas e um conjunto de estudos de caso e exemplos, aproveitando a grande quantidade de informações que temos à disposição hoje em dia, as quais muitos livros não exploram adequadamente.
O livro aborda os três blocos de construção fundamentais que um negócio da BP precisa: a compreensão do fenômeno da pobreza, o conceito de modelo de negócio e a natureza da inovação empreendedora. A obra apresenta ainda a arquitetura básica de um empreendimento focado na BP, mostrando como a procura de parceiros e colaboradores e a definição de estratégias podem orientar no desenvolvimento de um empreendimento, olhando para a BP ora como mercado, ora como fonte de insumos.
Além do conceito e da implementação do empreendimento, e para pensar sobre o seu impacto futuro, incluem-se também ferramentas para a medição dos impactos sociais e ambientais e para o crescimento do negócio. Finalmente, um apêndice fornece um resumo dos pontos-chave para ajudar você a dar o primeiro passo na Base da Pirâmide.

 

10 capítulos

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Capítulo 1 - INTRODUÇÃO

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Capítulo 1

INTRODUÇÃO

1.1. Objetivo

O objetivo deste livro é fornecer uma síntese dos conhecimentos atuais sobre a pobreza, os modelos de negócios e a inovação como os elementos básicos de uma estratégia bem-sucedida na Base da

Pirâmide (BP), em um formato prático e acessível que pode ser usado pelos que tomarem a decisão de entrar na BP, seja um gerente corporativo, um pequeno empresário ou um empreendedor com uma ideia de negócio.

Portanto, a perspectiva do livro é a do tomador de decisões interessado em se aventurar na BP, seja através da criação de uma nova empresa ou de um novo empreendimento dentro de uma organização existente. Este não é um livro acadêmico que visa desenvolver novas teorias sobre os negócios da BP. Mas também não é exatamente um livro texto, uma vez que, embora possa ser usado em uma disciplina acadêmica, não é direcionado principalmente para esse fim, mas sim a fornecer conselhos práticos no lugar do domínio completo de certas técnicas. Isso significa que a ênfase do livro é sobre o desenvolvimento e aplicação de ferramentas que não são apenas baseadas em pesquisa acadêmica, mas também em experiências tiradas do mundo todo.

 

Capítulo 2 - A POBREZA E A BASEDA PIRÂMIDEA

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Capítulo 2

A POBREZA E A BASE

DA PIRÂMIDE

A fim de desenvolver iniciativas bem-sucedidas na BP, sua primeira tarefa é compreendê-la – compreender a vida dos vários bilhões de pessoas na Terra que por uma variedade de padrões podem ser chamadas de “pobres”. Empresas, aspirantes a empreendedores, estudantes de MBA ansiosos e outras pessoas bem-intencionadas querem trabalhar com a BP, mas falham porque não fazem a lição de casa e simplesmente veem a BP como um grupo de pessoas de baixa renda.

A realidade é que a pobreza é um fenômeno complexo, e baixa renda

é apenas um aspecto da pobreza. Por isso, não podemos definir a

BP sem definir a pobreza. Este capítulo apresenta essa definição, ou talvez mais precisamente uma descrição, do que constitui pobreza.

Mas ser capaz de reconhecer a pobreza quando você a vê é apenas o começo. Também é necessário ter algum conhecimento sobre as causas da pobreza. Finalmente, os empreendimentos da BP não são os primeiros a tentar combater a pobreza, nem eles operam em um vácuo. Há uma longa história de programas para reduzir a pobreza, e uma vasta indústria além do “setor” BP que continua a trabalhar na redução da pobreza. Porque tal história e experiência fornecem lições muito importantes para empreendimentos da BP, e também porque os programas de combate à pobreza estão muitas vezes presentes em locais onde estão os empreendimentos da BP, causando potenciais contradições para os beneficiários, são essenciais algumas noções de história e de atuais programas de redução da pobreza em todo o mundo.

 

Capítulo 3 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E MODELOS DENEGÓCIO

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Capítulo 3

ESTRATÉGIA

EMPRESARIAL E

MODELOS DE

NEGÓCIO

O ponto de partida para qualquer tipo de novo negócio é uma visão estratégica, uma perspectiva ampla sobre as metas que se pretende alcançar com o empreendimento e os meios através dos quais ele pode conseguir esses objetivos. Este capítulo fornece alguns rudimentos de estratégia de negócios e os blocos de construção de um modelo de negócio, que é a tradução da estratégia em escolhas mais específicas, fornecendo um roteiro para os objetivos selecionados.

Como ensinada nas escolas de negócios e praticada por alguns consultores de gestão e “gurus” dos negócios, estratégia pode parecer intimidadora, algo reservado para a equipe executiva em grandes e sofisticadas corporações. Com certeza não é assim, ou pelo menos não deveria ser assim. A estratégia deve ser concebida, na sua essência, como um conjunto de ferramentas que podem ajudá-lo a pensar aonde você quer ir, e ajudá-lo a chegar lá. A estratégia pode ser perfeitamente boa sem o jargão da moda. Não tem de ser articulada em um documento formal ou apresentação com gráficos extravagantes e dados extensos, embora uma análise cuidadosa muitas vezes leve a uma estratégia mais robusta e a um modelo de negócio mais forte.

 

Capítulo 4 - O PROCESSODE INOVAÇÃO

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Capítulo 4

O PROCESSO

DE INOVAÇÃO

As iniciativas da BP devem ser concebidas como projetos de inovação. O envolvimento na BP requer reconfigurações radicais dos custos do produto e lidar com grandes diferenças no ambiente cultural e institucional, mesmo em comunidades na mesma cidade. Para atender a essas condições com sucesso, os empreendedores da BP devem ser altamente inovadores. Portanto, este capítulo apresenta alguns conceitos-chave em matéria de inovação, a fim de ajudá-lo a incorporar uma perspectiva de inovação para empreendimentos da

BP. O capítulo começa definindo a inovação, pois se trata de um conceito amplamente usado, mas ambíguo; em seguida, descrevem-se os desafios-chave da inovação na BP, oferecem-se algumas orientações para inovar (o núcleo do capítulo) e então se abordam outros aspectos importantes: a avaliação da sua inovação e a proteção contra os concorrentes. A última parte do capítulo oferece alguns exemplos específicos de inovação na BP.

 

Capítulo 5 - AS PARCERIAS NA BP

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Capítulo 5

AS PARCERIAS NA BP

Este capítulo explica o processo de parceria com uma variedade de atores presentes na BP. Um resultado claro da investigação sobre a BP até agora é que na maioria dos ambientes da BP é muito difícil construir um empreendimento sustentável sem a participação ativa das partes interessadas locais, porque essas partes interessadas possuem recursos que você pode não ser capaz de obter de outras fontes, e sem os quais alguns empreendimentos podem sobreviver, tais como segurança física para você e seus colaboradores. Mas em contraste com outros mercados, na BP você pode não ser capaz de simplesmente comprar esses recursos das partes interessadas; em vez disso, você terá de buscar relacionamentos mais complexos de parceria, envolvendo confiança, algum grau de tomada de decisão conjunta e outros desafios.

Os recursos que estão potencialmente disponíveis através de parcerias na BP são muitos, e cobrem os tipos usuais de recursos que as empresas buscam na parceria com outras empresas, tais como fatores de produção ou serviços de conhecimento sobre o mercado ou de distribuição, bem como recursos que abordam as condições institucionais que prevalecem na BP. Alguns desses recursos são:

 

Capítulo 6 - O MERCADO DA BP

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Capítulo 6

O MERCADO DA BP

Os capítulos anteriores abrangeram diversos conceitos e estruturas que podem ajudar a construir um modelo de negócio para a BP, prestando atenção não só nas noções básicas de modelos de estratégia e negócios, mas também nas condições únicas dos ambientes da BP. Temos deixado deliberadamente de fora até este ponto os elementos centrais de qualquer modelo de negócio relacionado com a BP: o papel que a BP pode desempenhar para o sucesso do seu empreendimento. Neste livro, temos concebido os empreendimentos da

BP como novas empresas inovadoras que atuam sobre a singularidade dos ambientes BP para alcançar a rentabilidade. Consideramos a inovação como uma característica necessária de tais empreendimentos, porque acreditamos que, nas condições dos ambientes da BP, o sucesso empresarial não pode ser atingido com probabilidade razoável sem níveis significativos de inovação em alguma(s) característica(s) do modelo de negócio. Assim, o livro não considera a inovação como uma forma específica de envolvimento com a BP, mas sim como um elemento constitutivo de qualquer empreendimento da BP. Sempre de olho na inovação, o envolvimento com a BP pode proceder de duas formas não exclusivas: enxergando a BP como um mercado, ou como uma fonte de talento humano, ideias, trabalho, insumos físicos, ou outros recursos para o seu empreendimento. Este capítulo percorre o primeiro caminho; o Capítulo 7, o segundo.

 

Capítulo 7 - EMPRESAS INCLUSIVAS. OS RECURSOS DA BP

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Capítulo 7

EMPRESAS INCLUSIVAS.

OS RECURSOS DA BP

A ideia da BP como fonte de valor para o negócio certamente não

é original em publicações, pesquisas e práticas relacionadas com o paradigma da BP. As iniciativas e pesquisas da BP já perceberam que este é um papel igualmente importante e valioso da BP, que não havia sido ressaltado na formulação original da BP como um mercado. A pesquisa sobre as comunidades da BP tem mostrado repetidamente que pelo menos a BP urbana está profundamente enraizada nas trocas econômicas com o resto da economia, embora sofra de discriminação e segregação em aspectos como moradia, infraestrutura, educação, serviços de saúde, policiamento e outros serviços públicos.

Os assentamentos urbanos informais fornecem trabalho abundante para as economias urbanas. Como em Dharavi, Mumbai, onde locais de oficinas e fábricas contribuem significativamente para as redes de produção locais e mesmo internacionais, na produção de vestuário ou na reciclagem de peças eletrônicas. As comunidades urbanas da

 

Capítulo 8 - A MEDIÇÃODO IMPACTO

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Capítulo 8

A MEDIÇÃO

DO IMPACTO

Um empreendimento da BP é diferente de outros tipos de empreendimentos na medida em que visa ter impacto benéfico para aqueles na BP, além do benefício para os investidores e criadores do empreendimento. Ao mesmo tempo, tal empreendimento não é necessariamente um empreendimento social, com benefícios privados e sociais explícitos incorporados em seu propósito fundamental. Isso deixa margem para ambiguidades sobre o impacto. Podemos afirmar que apenas a venda de produtos aos pobres, ou o fornecimento a partir de comunidades da BP, automaticamente geram impactos positivos, seja pelos efeitos de consumo (poupança do dinheiro dos consumidores da BP ao oferecer formas mais baratas de satisfazer as suas necessidades, ou fazer os consumidores mais felizes através do prazer que podem derivar de consumir seus produtos), ou de efeitos de fornecimento (aumento da renda do trabalho ou de outra fonte de recursos, ou melhoria de status ou satisfação pessoal que pode derivar do emprego ou do envolvimento com o empreendimento).

 

Capítulo 9 - A PROCURA DA ESCALA

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Capítulo 9

A PROCURA DA ESCALA

Atingir escala, ou seja, crescimento para além de um projeto-piloto ou de pequena empresa, é talvez o verdadeiro teste de sucesso de um empreendimento. Sem escala, a viabilidade financeira pode ser impossível, porque importantes economias de escala não podem ser obtidas, ou, pelo menos, a organização pode permanecer muito vulnerável às mudanças no seu ambiente, problemas internos, ou outros eventos. Sem escala, o impacto social permanecerá necessariamente minúsculo. A promessa do paradigma da BP não será cumprida. É por isso que o crescimento é um componente essencial da avaliação de planos de negócios e outras iniciativas; e porque o crescimento se tornou quase uma obsessão do desenvolvimento internacional e não só entre os investidores de capital de risco.

Como a avaliação do impacto, a escala é importante demais para ser deixada como uma reflexão tardia, ou adiada para ser enfrentada quando a viabilidade financeira for atingida. Por um lado, como mencionado, a viabilidade pode exigir escala, e por isso deixar a escala para mais tarde pode ser uma ordem de prioridades errada e, portanto, condenar o empreendimento; por outro lado, sem se pensar algumas questões difíceis sobre a expansão na fase de planejamento, você pode muito bem acabar com um modelo de negócio que é incompatível com a expansão, por exemplo porque se apoia demais em caraterísticas específicas do fundador que não podem ser transmitidas a outras pessoas ou a organização crescer e a capacidade do fundador de estar no comando de tudo diminuir.

 

Apêndice - PLANO PARA O SEU EMPREENDIMENTO DA BP

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Apêndice

PLANO PARA O SEU

EMPREENDIMENTO DA BP

Quer virar empreendedor? Você se preocupa com a pobreza e a desigualdade social? Esse é o ponto de partida!

1. Conheça o que é a BP

• �A Base da Pirâmide (BP) refere-se aos segmentos mais pobres da população do mundo; sua primeira tarefa, caso queira desenvolver um empreendimento explicitamente voltado para a BP, é entender o que é a pobreza, e como pode ser aliviada.

• �A pobreza pode ser definida em cinco dimensões: privação material, falta de educação, falta de saúde, vulnerabilidade, exclusão e falta de voz.

• �A pobreza também pode ser definida em termos absolutos ou relativos. A pobreza absoluta refere-se ao grau em que uma pessoa sofre de qualquer uma das condições acima no sentido físico de ser capaz de realizar as funções básicas dos seres humanos. A pobreza relativa refere-se ao grau em que uma pessoa sofre de qualquer uma dessas condições relativas ao grau experimentado por outras pessoas de um grupo (seja a família, a comunidade, a região, o país ou o mundo inteiro).

 

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