Conteúdo para a prova 5/3/18

Organizado por: feller.richardt
Visualizações: 68
Clasificação: (0)
Professor Roosvelt
 

2 capítulos

Autor Editora Formato Comprar item avulso Adicionar à Pasta
Medium 9788547221423

GABARITO

CAPARROZ, Roberto Editora Saraiva PDF

4

311

Sistema Tributário Nacional

d) não é cabível, em sede de controle normativo abstrato, a possibilidade de o Supremo

Tribunal Federal examinar se determinado tributo ofende, ou não, o princípio constitucional da não confiscatoriedade. e) leis estaduais que estipulam margens mínima e máxima das custas, dos emolumentos e da taxa judiciária e realizam uma disciplina progressiva das alíquotas — somente sendo devido o pagamento dos valores elevados para as causas que envolvam considerável vulto econômico — configuram ofensa ao princípio constitucional do não confisco.

14. (Exame XVIII — OAB — 2015) A Presidência da República, por meio do Decreto 123, de 1º de janeiro de 2015, aprovou novas alíquotas para o Imposto sobre Produtos Industrializados

(IPI), dentro das balizas fiadas na lei tributária, a saber: Cigarro — alíquota de 100%, vestuário — alíquota de 10%, macarrão — alíquota zero sobre a hipótese, é possível afirmar que a) o referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio da legalidade. b) o referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio do não confisco. c) as alíquotas são diferenciadas em razão da progressividade do IPI. d) as alíquotas são diferenciadas em razão do princípio da seletividade do IPI.

Ver todos os capítulos
Medium 9788521618867

Capítulo 10 - Rotações e Operadores Tensoriais

MAHON, José Roberto Pinheiro Grupo Gen PDF

“z” — 2011/7/14 — 16:52 — page 262 — #262

Capítulo

10

Rotações e Operadores Tensoriais

Neste capítulo faremos um estudo sistemático das rotações, sua relação com o momentum angular, rotações infinitesimais na mecânica quântica e grupos de rotações, SO(3), SU (2), bem como os ângulos de Euler.

Ainda faremos um estudo da adição do momentum angular e operadores tensoriais.

10.1 Rotações e Momentum Angular – Parte 1

Em analogia com a translação espacial, em que o momentum linear ⃗p é o gerador da translação, na Seção 8.1 vimos que o operador momentum angular ⃗L é o gerador da rotação infinitesimal. Rotações são descritas por operadores ortogonais, i.e., R ∈ O, em que O é um grupo de operadores reais, que podem ser representados por matrizes.

Vamos considerar uma rotação ao redor do eixo z em R3 por um ângulo φ. Note que o eixo z está fixo e o plano xy gira no sentido anti-horário. Assim é fácil verificar que

Ver todos os capítulos

Detalhes do Produto

Livro Impresso
eBook
Capítulos

Formato
PDF
Criptografado
Habilitada
SKU
UR82457319812
ISBN
 
Tamanho do arquivo
0 Bytes
Impressão
Desabilitada
Cópia
Desabilitada
Vocalização de texto
Não
Formato
PDF
Criptografado
Habilitada
Impressão
Desabilitada
Cópia
Desabilitada
Vocalização de texto
Não
SKU
Em metadados
ISBN
Em metadados
Tamanho do arquivo
Em metadados