Livros

Organizado por: Laís Rocha
Visualizações: 70
Clasificação: (0)
Tiques
 

3 capítulos

Autor Editora Formato Comprar item avulso Adicionar à Pasta
Medium 9788536326351

4. O QUE CAUSA OS TIQUES? NEUROBIOLOGIA DA SÍNDROME DE TOURETTE

Hounie, Ana Gabriela Grupo A PDF

CAPÍTULO

4

O QUE CAUSA OS TIQUES?

NEUROBIOLOGIA DA

SÍNDROME DE TOURETTE

YGOR ARZENO FERRÃO

CAROLINA CAPPI

FABIANO G. NERY

LEONARDO FONTENELLE

ANA GABRIELA HOUNIE

A síndrome de Tourette (ST) é uma condição neuropsiquiátrica amplamente estudada do ponto de vista biológico. Uma grande parte das pesquisas sobre a biologia da ST tem se dedicado à avaliação das estruturas cerebrais (estudos neuroanatômicos) e das substâncias químicas (estudos neuroquímicos) envolvidas na expressão dos sinais e sintomas do transtorno. Apesar do inquestionável impacto negativo de experiências emocionais adversas sobre a gravidade dos tiques, as teorias puramente psicológicas têm falhado em explicar as múltiplas dimensões clínicas da ST. Para os pesquisadores, não basta investigar apenas quais regiões e substâncias estão implicadas, é necessário investigar também como esses aspectos funcionam e se articulam com o ambiente de modo a culminar no desenvolvimento da ST. Parece ser fato incontestável que a interação entre o cérebro (com forte influência genética) e o ambiente em que o paciente vive resulta no que se observa como

Ver todos os capítulos
Medium 9788536326351

11. A FAMÍLIA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO? UMA ABORDAGEM FAMILIAR

Hounie, Ana Gabriela Grupo A PDF

CAPÍTULO

11

A FAMÍLIA PODE AJUDAR

NO TRATAMENTO?

UMA ABORDAGEM FAMILIAR

CRISTINA BELOTTO-SILVA

MARIA EUGÊNIA DE MATHIS

IVANIL MORAIS

SONIA BORCATO

MARCIA MOTTA

Os diversos tipos de tiques manifestados no transtorno de tiques crônicos e na síndrome de Tourette (ST) são, muitas vezes, estranhos, bizarros e constituem uma surpresa para os familiares, que, normalmente, não sabem como reagir. Os pais tentam as técnicas regulares para educar o filho, mas, em geral, isso não funciona. O objetivo deste capítulo é discutir o papel da família no acompanhamento e no tratamento da ST.

COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR?

Os comportamentos dos pais dirigidos à busca de informações e tratamento para o filho parecem ter um efeito reforçador sobre o comportamento saudável deste, ou seja, a intenção da família em ajudar e ter um objetivo comum pode aumentar as chances de o portador se engajar no tratamento. De forma geral, quanto maior o tempo dispendido em atividades prazerosas ou produtivas, menor será a gravidade dos sintomas. Supõe-se, portanto, que o reforço de atividades consideradas saudáveis pode ser importante na redução dos sintomas, pois esse processo gera consequências que aumentam a probabilidade de esses comportamentos serem emitidos novamente em situações semelhantes no futuro.1

Ver todos os capítulos
Medium 9788536326351

13. UMA PALAVRAAOS PROFESSORES

Hounie, Ana Gabriela Grupo A PDF

169

Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette

CAPÍTULO

13

UMA PALAVRA

AOS PROFESSORES

JOSÉ CARLOS RAMOS CASTILLO

ANA REGINA G. LAGE CASTILLO

THELLMA FIGUEIREDO DE SOUZA

A educação envolve também a decisão de amar nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos e arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso e com antecedência, para a tarefa de renovar um mundo comum.

HANNAH ARENDT

Um país se faz com homens e livros.

MONTEIRO LOBATO

Cheguei a uma conclusão aterrorizante! Sou eu o elemento decisivo na sala de aula. É a minha abordagem pessoal que cria o clima. É o meu estado de ânimo diário que dita o tempo. Como professor, possuo o tremendo poder de tornar a vida de uma criança miserável ou cheia de alegria. Posso ser um instrumento de martírio ou de inspiração divina. Posso humilhar ou alegrar, ferir ou cicatrizar. Em todas as situações, é a minha atitude que determinará se uma crise será bem ou mal conduzida, e, então, uma criança poderá ser humanizada ou marginalizada.

Ver todos os capítulos

Detalhes do Produto

Livro Impresso
eBook
Capítulos

Formato
PDF
Criptografado
Habilitada
SKU
UR18053456280
ISBN
 
Tamanho do arquivo
0 Bytes
Impressão
Desabilitada
Cópia
Desabilitada
Vocalização de texto
Não
Formato
PDF
Criptografado
Habilitada
Impressão
Desabilitada
Cópia
Desabilitada
Vocalização de texto
Não
SKU
Em metadados
ISBN
Em metadados
Tamanho do arquivo
Em metadados